sábado, 8 de agosto de 2015

Como economizar combustível pois a preço da gasolina aumentou

Uma das cenas que mais me aterroriza é ver o posto de combustível mexendo naquela placa que informa o preço do combustível pois na maioria das vezes vem um aumento absurdo no preço da gasolina e do etanol.

Infelizmente foi isto o que aconteceu ontem, mais uma vez, e na contramão do que está acontecendo no mundo pois o preço da gasolina está despencando mundo afora, alguém me explica como é que o Brasil consegue aumentar o preço de um produto que além de abundante em oferta no mercado internacional, ainda cai de preço para importação dia a dia.

Mas ainda tem mais um fator para piorar o relacionamento dos brasileiros com a gasolina em nosso país, a gasolina que se vende aqui no Brasil passa a ser misturada com cada vez mais etanol, a relação autorizada agora no Brasil é de 27,5% de etanol para cada litro de gasolina.

Imagina só então que se você pudesse comprar um litro de gasolina pura aqui no Brasil ele custaria R$ 4 ou mais.

Fazer o que então? A única coisa que nos resta é economizar combustível na hora de dirigir, e algumas dicas simples de condução podem fazer uma diferença enorme no seu bolso.

- A mais básica de todas é manter a manutenção do carro em dia, a falta de mais básica manutenção como troca de óleo, filtros do carro, manutenção da injeção eletrônica pode fazer o seu carro beber até 20% a mais de combustível.

- Outra manutenção básica que pouca gente se preocupa é com a calibração dos pneus para a quantidade de carga que o carro está levando, verifique o manual do seu carro e calibre sempre os pneus, assim, além de aumentar a vida útil do seu carro você também poderá economizar combustível pois o carro vai deslizar melhor.

- Abasteça em postos de confiança, indo para Brasília um dia desses eu vi uma placa de anúncio de um posto de combustível na estrada que tinha o seguinte lema: “Aqui 1 litro equivale a 1.000 ml”. Precisa dizer mais alguma coisa? E a preocupação não é só com as bombas que roubam até 15% do total abastecido, tem também o combustível misturado com outros produtos que acabam com o seu carro além de acabar com o rendimento do combustível.

- Saia de casa mais cedo para pegar menos trânsito e acelerar menos o seu carro. Programe-se para sair de casa antes do horário do pico de trânsito no caminho que você vai percorrer, assim você não vai precisar dirigir que nem um piloto de corrida e também vai ficar menos tempo parado em engarrafamentos, dois fatores que desperdiçam muito combustível.

- Use o aplicativo Waze para planejar a sua rota, o Waze mostra a situação do trânsito em tempo real e pode lhe propor rotas alternativas para que você fuja dos engarrafamentos, chegando ao seu destino mais rápido e com mais tranquilidade.

- Adote um modo de condução mais ecológico, procurando manter uma aceleração menor e mais constante, sem grandes mudanças de velocidade e sem parar muito em sinais de trânsito. Como isto é possível?:

– Você sabe por que na estrada o carro gasta muito menos combustível do que na cidade? Por que ele mantém uma aceleração constante, sem grandes freadas ou acelerações bruscas. Um dos maiores vilões do gasto de combustível é a necessidade de tirar o carro de estar parado e se colocar em movimento. O motor faz muito esforça para isto gastando muito combustível.

– A mesma coisa equivale às freadas bruscas que levam à necessidade de acelerar bastante novamente para colocar o carro em movimento, lá se vai mais um montão de combustível embora.

– O melhor é você não ser o afobadinho do trânsito, se você está vendo que o trânsito à sua frente está parado não adianta querer andar mais que os carros que vão à frente, mantenha uma aceleração constante e compatível com o trafego naquela via.

– Outra dica bastante importante e que faz muita diferença é tentar não parar no sinal de trânsito, se você tem uma boa visão do estado do sinal a uma boa distância antes de chegar nele, programe-se para não parar, diminua a velocidade para tentar chegar no sinal ainda em movimento, não usar a primeira e/ou segunda marchas para tirar o carro da inércia nos sinais de trânsito fará uma grande diferença no seu gasto de combustível.

– A dica acima também é muito importante para a sua segurança já que os bandidos não gostam de abordar veículos em movimento, a preferência é por veículos parados em que podem pegar os motoristas mais distraídos.

– Aprenda a correta relação de marchas em relação à aceleração do seu carro, muita gente não sabe mas os carros atualmente estão saindo de fábrica para conseguirem chegar à 5º marcha com cada vez menos aceleração, como consequência ocorre a economia de combustível. Muita gente acha que a 5º marcha só deve ser usada na estrada ou em altas velocidades. Isto não é verdade, até mesmo os carros automáticos tem um modo para programar a transmissão do carro a usar marchas mais altas, é o chamado Overdrive, que ativa a última marcha do carro automática liberando o carro para usar a marcha mais alta sempre que possível.

- Se você mora em locais quentes o uso de películas nos vidros pode te ajudar a economizar combustível pois além de lhe permitir dirigir com os vidros do carro mais levantados para amenizar a incidência do sol e o calor que ele gera no interior do carro. Se você tem ar condicionado ela vai ajudar o seu ar condicionado do seu veículo a chegar a temperatura correta com mais facilidade, forçando menos o motor do seu carro e com isto, economizando combustível.

- Por fim mude a sua maneira de pensar o trânsito e a sua relação com os outros motoristas, não fique disputando corrida contra os outros carros no trânsito nem achando que algum carro quer te ultrapassar para lhe fazer pirraça ou outras bobeiras do tipo. Controle seu estado psicológico no trânsito. O trânsito deixa qualquer pessoa alterada se ela não conversar consigo mesma e fazer o máximo para manter a calma. Mantenha a calma e você irá economizar muito combustível por parar de fazer as pequenas besteiras do dia a dia no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário