sábado, 28 de março de 2015

Quanto o WhatsApp cobrar pelas ligações de voz no WhatsApp?

Ligação pelo WhatsApp, pense em uma função que vem causando muita dúvida e confusão na cabeça dos usuários de smartphones em todo o mundo.

As dúvidas e as pequenas confusões criadas por conta da ativação da função de ligação no WhatsApp são tantas que até parece que este tipo de função é nova no mundo das comunicações e dos smartphones, mas não é.

A Ligação pelo WhatsApp nada mais é que uma ligação através da tecnologia Voip, no mercado há mais de uma década, e que já é oferecida por programas populares como o Skype e o Facebook Messenger, e o interessante desta história é que o facebook é dono do WhatsApp e oferece Voip através dos seus dois aplicativos de conversação pela internet.

O Facebook Messenger não cobra nada pela ligação via Messenger, mas claro, o usuário irá consumir dados do seu pacote de dados da internet, seja ela fixa via Wifi ou móvel seja lá 2G, 3G ou 4G.

Mesmo assim tem muita gente por aí afirmando categoricamente que o WhatsApp cobrará pelas ligações através do aplicativo, e mais um daqueles intermináveis spams via WhatsApp está rolando pela internet.

A mensagem é a seguinte:

“Aqueles que ativarem as chamadas de voz no WhatsApp. O consumo de dados não é mínimo (tem que levar em consideração): 600 Kb por minuto, cada dois minutos 1 Mb mais ou menos, e o mais importante, nem todos os planos de internet incluem a possibilidade de fazer chamadas Voip e as operadoras poderão lhe cobrar um valor à parte (até R$ 10 por dia). Comentem com todos os seus filhos e amigos para que todos fiquem atentos às possíveis consequências e custos.”

Esta mensagem está correndo o mundo é parece ser mais uma clara tentativa de operadoras de telefonia em conter o rápido crescimento das ligações via WhatsApp, já que ela promete provocar um verdadeiro desastre no faturamento das operadoras de telefonia em todo o mundo.

É bom deixar claro que o WhatsApp não irá cobrar um centavo pelas chamadas de voz através do aplicativo, no entanto, fica claro que as operadoras em todo o mundo deverão agir rapidamente no sentido de proibir e até mesmo coibir através de filtragem de tipos de conexão, o uso das ligações de voz pelo WhatsApp.

Mudanças nos planos de internet móvel podem acontecer com inclusão de uma taxa extra para os usuários que utilizarem as chamadas de voz através do WhatsApp ou outros aplicativos.

Tudo é possível quando a necessidade das operadoras é de proteger a entrada de dinheiro em seus cofres, fiquem atentos a qualquer mudança nas regras dos contratos de internet móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário